Projectamos, Planeamos e Reestruturamos o seu Espaço!
 

Plan Ki Arquitectura

 

Helena Carqueijeiro

Nasceu em Lisboa a 15 de Agosto de 1958 e terminou a licenciatura em Arquitectura em 1981, tendo trabalhado em vários ateliers.

Desde 1987 que se dedica à formação e ao ensino tendo sido responsável pelo Curso de Decoração e Arquitectura de Interiores do IATA e, desde 1990, lecciona Arquitectura no 1º ano na Universidade Lusíada de Lisboa. Foi ainda professora do Curso de Verão do Politécnico de Milão – Progetare sulla città costruita – em 1992 e responsável pelas disciplinas relacionadas com espaço nos Cursos de Formação de Monitores de Expressão Artística e de Formação de monitores de Expressão Artística e de Animadores de Museu do Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian onde desenvolveu um trabalho continuado na área das exposições interactivas. Participou ainda, como formadora, em vários workshops centrados sobre a sensibilização ao espaço especialmente dirigidos para não arquitectos como, por exemplo Casas Portáteis 2004 na Fundação Bissaya Barreto em Coimbra, “Modos de Ver” no Museu da Calheta de S. Jorge, Açores e Projectos Pedagógicos de entre as quais se destacam “les Jardins de l’Europe” – projecto sobre os jardins da Europa, promovido pela Odyssud de Toulouse em que foi responsável pela investigação sobre o Jardim Português; o projecto Vento e Movimento com esculturas do arq. Virgínio Moutinho e apoiado pela Fundação de Serralves.

Para além disso tem-se dedicado à sua carreira académica tendo prestado Provas de Aptidão pedagógica e Capacidade Científica na Universidade Lusíada de Lisboa em 1993 e concluído o Curso de Doctorado de Rehabilitación Arquitectonica y Urbana da Universidade se Sevilla estando, neste momneto a desenvolver a tese sobre “Os Espaços Urbanos de Festa”.
Na produção teórica destacam-se algumas comunicações em Congressos, por exemplo no 8º Congresso Internacional de Ludotecas em Tóquio com a apresentação do jogo em CD-Rom sobre o Jardim Português ou no Congresso Internacional da Pedra em Vila Viçosa onde abordou o tema A Pedra – Material Sagrado.

No campo do projecto tem dividido a sua actividade por várias áreas que vão desde a concepção e montagem de exposições interactivas no Centro Artístico Infantil da Fundação Caluse Gulbenkian como “Cidade Real Cidade Imaginária” 1985 ou “Sereias e Extraterrestres” 1997, as Ludotecas tendo sido uma pioneira em Portugal nesta área e onde é importante salientar a ludoteca do Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra “O Dragão Brincalhão” e projectos em áreas tão variadas como a habitação, a recuperação, os escritórios, hotéis, centros de congressos, equipamentos desportivos, etc e ainda alguns concursos desde a escala urbana, como o Concurso de Ideias para a Reabilitação da Rua da Sofia em Coimbra, ou para o Passeio Marítimo Estoril - Cascais – menção Honrosa, ao mobiliário como o Concurso de Mobiliário dos anos 90 Interforma – 1º Classificado, passando pelo Concurso de Ideias para a Igreja do Murtal 1º Classificado ou para a estação de comboios de Granada, entre outros.

Paralelamente tem-se dedicado a estudos em outras áreas do conhecimento, menos institucionais. Começou a praticar Yoga aos 18 anos, tendo-se, mais tarde, tornado instrutora. Explorou áreas como o Shiatsu com formação nível 2, e participou em palestras e conferências sobre numerologia e mandalas – assunto que lhe desperta especial interesse. Ultimamente tem-se dedicado ao estudo de várias escolas de pensamento e sistemas filosóficos e religiosos orientais e antigos.

Como outras áreas de interesse é de referir as viagens, a fotografia, a astronomia e astrofísica e a culinára.i

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Actividades Clientes Informações Contactos